VILA DAS ABELHAS

Inauguração da Vila das Abelhas

No dia 06 de abril, tivemos na EcoAra um delicioso evento pedagógico envolvendo toda a comunidade escolar que foi a inauguração da VILA DAS ABELHAS. Nossa manhã foi recheada de atividades muito especiais dirigidas tanto para as crianças como também para os adultos com o intuito de informar, sensibilizar e engajar nossa comunidade em favor das abelhas.

Tivemos a participação de mais de 160 pessoas. A recepção de todos foi feita com brincadeiras livres no parque e um café da manhã no qual cada família contribuiu com uma fruta e a escola ofereceu pão e mel. A participação da comunidade foi tão intensa, que o delicioso pão foi preparado por pais da escola no dia anterior.

Tivemos a presença da AMESAMPA (Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo) trazendo para todos nós uma palestra muito esclarecedora com o Dr. Ricardo C. Camargo (presidente da Associação e pesquisador da Embrapa) sobre complexo e encantador universo das abelhas com enfoque especial para as Abelhas Nativas Sem Ferrão (Meliponíneos). Com ele pudemos compreender um pouco mais sobre a importantíssima função das abelhas de mantenedoras da vida em nosso planeta através do serviço de polinização que elas prestam para toda a natureza e por isso a necessidade urgente de cuidarmos delas. Pudemos também nos encantar com a história desses animais, sua organização e participação na vida humana desde tempos longínquos quando eram reconhecidas como animais sagrados.
Vila das Abelhas1
As crianças, com a condução dos professores da escola, participaram de oficinas de contação de histórias, desenho com giz de cera de abelhas e confecção de móbiles de abelhas com lã de carneiro para enfeitar a escola.

A AMESAMPA nos proporcionou uma agradável e instigante exposição onde pudemos ver e conhecer de pertinho diversos tipos de colméias de abelhas nativas, pudemos tocar e cheirar seus produtos como Geoprópolis, Própolis, Cerume, e também degustar um a um de seus deliciosos tipos de mel produzidos por diferentes espécies de abelhas nativas.

Após a exposição seguimos todos num cortejo em direção à VILA DAS ABELHAS e esse espaço foi calorosamente inaugurado e visitado por todos!

Nossa VILA conta com uma colméia de abelha Jataí (Tetragonisca angustula) e fomos presenteados pela Empresa APISCOR, que apoiou nosso projeto, com duas colmeias de Abelhas Nativas, uma colméia de Plebéia (Plebeia droryana) instalada numa caixa pedagógica com visor transparente e outra colméia de Mandaçaia (Melípona quadrifasciata).
Vila das Abelhas2

Como tudo começou...

No ano de 2018, o corpo pedagógico da EcoAra abraçou a causa das abelhas atendendo a um apelo do próprio Rudolf Steiner o qual, já no século anterior, expressava a necessidade de cuidarmos das abelhas, pois caso contrário, toda a vida do planeta estaria ameaçada. Hoje em dia já é fato constatado que as abelhas estão desaparecendo no mundo inteiro e esse desaparecimento é desencadeado por uma série de fatores, dentre os quais destacam-se o uso constante de agrotóxicos, a poluição ambiental e o desmatamento, atualmente  considerados os principais fatores relacionados à extinção de espécies nativas.
A vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca por pólen e néctar, sua refeição, estes insetos visitam as flores e acabam promovendo a polinização de plantações de frutas, legumes e grãos. Esta polinização é indispensável, assim como um serviço ecológico chave para a manutenção e a conservação dos ecossistemas. É através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem. Como alertava Einstein: 
“Se as abelhas desapareceram da face da Terra, a humanidade terá apenas mais 4 anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana”.
2019 é o ano em que a pedagogia Waldorf comemora 100 anos da inauguração da primeira escola em Stuttgart, na Alemanha. O corpo pedagógico se uniu, então, à causa das abelhas inspirado no programa mundial Waldorf 100 o qual traz as abelhas no centro, ou melhor, no coração de suas ações. Considerando que as abelhas estão morrendo em todo o mundo, a proposta deste programa é transformar todas as iniciativas Waldorf do mundo em um refúgio para as abelhas.
 
A VILA DAS ABELHAS é, portanto, parte de um projeto pedagógico que visa transformar a nossa escola em um lugar propício para acolher e atrair as abelhas em suas diferentes espécies. O objetivo é contribuir significativamente para que as crianças e toda a comunidade escolar, no convívio com as abelhas e seus produtos como o mel, a cera e outros, possam desenvolver uma relação saudável, amorosa e de responsabilidade com estes seres tão especiais e com a natureza. Desta forma pretendemos também dar uma singela contribuição para tornar a Terra novamente um lugar onde as abelhas possam viver de maneira harmônica.
O projeto visa desenvolver ações práticas para oferecer aos alunos de todas as idades a participação nos processo de vida das abelhas em nossa escola. Desde os níveis mais simples aos mais complexos, ou seja: do plantio de pastagens (plantas com flores atrativas para as abelhas), passando pela observação da presença das abelhas silvestres até o cultivo racional de abelhas nativas em nossa VILA que além de tudo isso, também nos oferece a possibilidade de manuseio, observação pedagógica e até mesmo a retirada do mel.
 
A construção da nossa Vila só foi possível com a participação de toda a comunidade escolar: a idealização e ação do corpo pedagógico, o apoio da diretoria e a participação das famílias colocando a mão na massa no mutirão para preparar o espaço e a participação ativa na nossa inauguração da VILA DAS ABELHAS. A parcerias externas com a APISCOR e AMESAMPA também foram fundamentais para a concretização deste ideal!
Já temos nossa VILA DAS ABELHAS, nosso projeto começa agora!
 
Na escola e em casa é possível ser um amigo e facilitador da vida das abelhas, fique atento com as informações periódicas que enviaremos no nosso Infomativo “Bizzzbilhotando”, se possível tenha uma casinha racional de Abelha Sem Ferrão na sua casa e plante muitas flores para atraí-las. Vamos propagar essas atitudes em favor da vida!

Propague essa ideia!

Ao lado está disponível uma bela cartilha desenvolvida pela empresa Apiscor com dicas e informações sobre as abelhas nativas brasileiras. Nela você encontra um passo-a-passo de como iniciar um pequeno meliponário, além de conhecer ações que podemos tomar no cotidiano, incentivando, assim, a sobrevivência desses insetos. 

Clique para abrir!

Top