Em dezembro de 2013 um grupo de doze famílias das cidades de Valinhos e de Vinhedo tomou a decisão de realizar um desejo comum, o de fundar uma escola genuinamente fundamentada na pedagogia Waldorf.
As famílias ja haviam compartilhado outra experiência dentro de uma escola particular da pedagogia que as despertou na direção de vivenciarem a experiência completa e de realizar uma imersão completa na filosofia das escolas do fundador Steiner, ao observar, entre outras, a organização e gestão associativas.
Assim compreendiam que os princípios da educação Waldorf apenas se manifestariam plenamente a medida que a escola fosse construída, no seu material físico e humano, a partir dos princípios da pedagogia Waldorf, entre eles noção de comunidade integrada no trabalho coletivo mantenedor da escola, em contraste com escolas particulares com fins lucrativos.
O primeiro prédio que sediou a escola foi, então, alugado em dezembro do mesmo ano e a primeiras turmas do Jardim e maternal tiveram início em fevereiro do ano seguinte. A escola Waldorf EcoAra, concebida inicialmente para crianças e para atender às famílias do maternal e do jardim, propõe-se agora a dar um novo passo com a inauguração do ensino fundamental.
Em dezembro de 2013 um grupo de doze famílias das cidades de Valinhos e de Vinhedo tomou a decisão de realizar um desejo comum, o de fundar uma escola genuinamente fundamentada na pedagogia Waldorf. As famílias já haviam compartilhado outra experiência dentro de uma escola particular da pedagogia que as despertou na direção de vivenciarem a experiência completa e de realizar uma imersão completa na filosofia das escolas do fundador Rudolf Steiner, ao observar, entre outras, a organização e gestão associativas. Assim compreendiam que os princípios da educação Waldorf apenas se manifestaram plenamente a medida que a escola fosse construída, no seu material físico e humano, a partir dos princípios da pedagogia Waldorf, entre eles noção de comunidade integrada no trabalho coletivo mantenedor da escola, em contraste com escolas particulares com fins lucrativos. O primeiro prédio que sediou a escola foi, então, alugado em dezembro do mesmo ano e as primeiras turmas do Jardim e maternal tiveram início em fevereiro do ano seguinte. A escola Waldorf EcoAra, concebida inicialmente para crianças e para atender às famílias do maternal e do jardim, propôs-se a dar um novo passo com as novas turmas do Ensino Fundamental.
A administração associativa é uma oportunidade de participar ativamente dentro da escola do seu filho. É transformar o que costuma ser uma simples relação de prestação de serviço em convívio comunitário e intensa participação na educação que seu filho recebe no ambiente escolar. Na Escola Waldorf EcoAra, a gestão associativa é dividida, atualmente, em cinco comissões: Administrativa, Infraestrutura e Manutenção, Comunicação e Divulgação, Eventos e Trabalhos Manuais. Em todas as comissões os pais trabalham voluntariamente e de acordo com sua disponibilidade e afinidade. Cada comissão administra suas ações e uma reunião geral mensal é feita com o intuito de sincronizar os trabalhos, atualizar informações e deliberar sobre decisões mais abrangentes. Contamos também com a gestão pedagógica que zela pelas crianças em suas fases de desenvolvimento e alimenta a escola dentro da regência da Antroposofia.
«A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.»
Rudolf Steiner
Promover o desenvolvimento de seres humanos livres, capazes, por eles próprios, de dar sentido e direção de suas vidas.
Criar um espaço educacional entendido como organismo dinâmico, onde se propicie o crescimento pessoal e profissional para toda a comunidade.
Proporcionar a educação como o caminho para a consolidação dos princípios humanos na síntese do pensar, sentir e agir.
Contribuir para o desenvolvimento gradual da individualidade em sua formação corporal, anímica e espiritual, em equilíbrio harmônico.
Contribuir para a formação do indivíduo dentro de uma proposta educativa de abertura para o mundo com toda sua diversidade, abertura que possa ser interiorizada e compreendida a partir de perspectivas próprias.
Levar os participantes da comunidade escolar à visão da evolução humana, no seu inter-relacionamento com a natureza e com os demais seres humanos, objetivando a consciência do seu ser como sujeito transformador do mundo e criativo.
(Autoria: Ciça com colaboração do corpo pedagógico)
Pequeno vale nos acolheu
A natureza, sombra nos deu
E pouco a pouco vamos crescendo
Novos sorrisos vamos colhendo
Ecoa o Eco de Ecoara
De sol brilhante, contos de fadas
Ecoa o eco de Ecoara
Espaço livre e de mãos dadas
A aquarela tinge o papel
Arroz, painço, com pão e mel
Sair correndo, depois rolar
Em uma roda, cantar, brincar
Ecoa o Eco de Ecoara
De sol brilhante, historias contadas
Ecoa o eco de Ecoara
De passos juntos na caminhada
O amor dos grandes é o meu guia
Tudo floresce nessa família
E muito aprendo , neste lugar
Para a beleza compartilhar
Ecoa o Eco de Ecoara
De sol brilhante, mãos trabalhadas
Ecoa o Eco de Ecoara
Pulsar da vida em nossa casa
Quando eu crescer vou me lembrar
Do amor que vive neste lugar
Ecoa o Eco de Ecoara
Ecoa o Eco de Ecoara