Sobre a Ecoara

Em dezembro de 2013 um grupo de doze famílias das cidades de Valinhos e de Vinhedo tomou a decisão de realizar um desejo comum, o de fundar uma escola genuinamente fundamentada na pedagogia Waldorf.

As famílias ja haviam compartilhado outra experiência dentro de uma escola particular da pedagogia que as despertou na direção de vivenciarem a experiência completa e de realizar uma imersão completa na filosofia das escolas do fundador Steiner, ao observar, entre outras, a organização e gestão associativas.

Assim compreendiam que os princípios da educação Waldorf apenas se manifestariam plenamente a medida que a escola fosse construída, no seu material físico e humano, a partir dos princípios da pedagogia Waldorf, entre eles noção de comunidade integrada no trabalho coletivo mantenedor da escola, em contraste com escolas particulares com fins lucrativos.

O primeiro prédio que sediou a escola foi, então, alugado em dezembro do mesmo ano e a primeiras turmas do Jardim e maternal tiveram início em fevereiro do ano seguinte. A escola Waldorf EcoAra, concebida inicialmente para crianças e para atender às famílias do maternal e do jardim, propõe-se agora a dar um novo passo com a inauguração do ensino fundamental.

“É PRECISO UMA ALDEIA INTEIRA PARA EDUCAR UMA CRIANÇA”

- Provérbio Africano

A Administração Associativa

A administração associativa é uma oportunidade de participar ativamente dentro da escola do seu filho. É transformar o que costuma ser uma simples relação de prestação de serviço em convívio comunitário e intensa participação na educação que seu filho recebe no ambiente escolar.

​No Espaço Livre EcoAra, a gestão associativa é dividida, atualmente, em cinco comissões: Administrativa, Infraestrutura e Manutenção, Comunicação e Divulgação, Eventos e Manualidades. Em todas as comissões os pais trabalham voluntariamente e de acordo com sua disponibilidade e afinidade.

Cada comissão administra suas ações e uma reunião geral mensal é feita com o intuito de sincronizar os trabalhos, atualizar informações e deliberar sobre decisões mais abrangentes.

Atualmente, somos mais de quarenta famílias, e cada associado tem a liberdade de escolher como, onde e quando participar.

Nossos objetivos e metas

  • Promover o desenvolvimento de seres humanos livres, capazes, por eles próprios, de dar sentido e direção de suas vidas.;
  • Criar um espaço educacional entendido como organismo dinâmico, onde se propicie o crescimento pessoal e profissional para toda a comunidade.
  • Proporcionar a educação como o caminho para a consolidação dos princípios humanos na síntese do pensar, sentir e agir.;
  • Contribuir para o desenvolvimento gradual da individualidade em sua formação corporal, anímica e espiritual, em equilíbrio harmônico.
  • Contribuir para a formação do indivíduo dentro de uma proposta educativa de abertura para o mundo com toda sua diversidade, abertura que possa ser interiorizada e compreendida a partir de perspectivas próprias.
  • Levar os participantes da comunidade escolar à visão da evolução humana, no seu inter- relacionamento com a natureza e com os demais seres humanos, objetivando a consciência do seu ser como sujeito transformador do mundo e criativo.
Top

Todos os direitos reservados.